Projeto aprovado visa banir árvore africana de São Ludgero Divulgação Internet

Foi aprovado em segunda votação o projeto de lei ordinária nº19/2018

Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com frequência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelho-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente frequentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos.

O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa.

As flores abertas têm uma forma de taça e retém a umidade do orvalho ou a chuva, podendo tornando-se atrativos para muitas espécies de aves, apesar da toxidade apresentada para os mesmos, o seu néctar atrai muitos beija-flores e abelhas, justamente por isso a justificativa pela proibição é a causa de danos a fauna local, causando um desequilíbrio ecológico. Principalmente pela morte das abelhas nativas, sem ferrão (melíponas) que buscam seu néctar para a produção de mel, mas em contato com alcaloides tóxicos acabam morrendo. Além do desequilíbrio ecológico vem trazendo prejuízos para a apicultura local.
A fiscalização ficará por conta da Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio, Industria e Turismo, que também deverá promover campanhas em torno do assunto.
O descumprimento do disposto sujeitará ao infrator, o pagamento de multa no valor de R$1000,00 (mil reais) por planta produzida, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 22/05/2018 - 13:35:48 por: Amilton Becker - Alterado em: 22/05/2018 - 13:35:48 por: Amilton Becker