100%

Sessão Ordinária realizada no 15 de setembro de 2014

Sessão Ordinária realizada no dia 15 de setembro de 2014

Confira o que deu entrada, foi debatido e votado:


- Ofício Nº 175/2014 - de autoria da Sociedade Beneficente Santa Teresinha – Hospital Santa Teresinha, agradecendo a Câmara de Vereadores pelo prestígio e aprovação de vários projetos junto ao Executivo Municipal, para reforçar as parcerias mantidas com o Hospital Santa Teresinha, sempre com o objetivo de oferecer o melhor serviço hospitalar possível à população de São Ludgero e demais municípios que compõem a região do Vale do Braço do Norte. Na ocasião, solicita aporte financeiro para a aquisição de um microscópio cirúrgico para ser utilizado pelos médicos da especialidade de Otorrinolaringologia, que muito vem se dedicando para atender a demanda de pacientes (crianças) principalmente as que necessitam de cirurgias de Amigdalectomia e Adenoidectomia custeadas pelo SUS. 

-Convite do Conselho Local da Estratégia Saúde da Família Encosta do Sol - para a reunião ordinária do Conselho Local de Saúde/CLS a ser realizada no dia 17 de setembro de 2014, às 19 horas, no Salão Comunitário São Cristóvão. 

- Elaboração Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo - Convite para a participação das audiências visando à elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducatico, nos dias: 17/09 às 10 horas; 07/10 às 10 horas; 29/10 às 15 horas; e 07/11 às 13h30min, no auditório da Prefeitura Municipal de São Ludgero. 

- Contratação de estagiários que frequentam curso de nível superior - Indicação Nº 30/2014, de autoria do vereador Marcos de Souza, que solicita ao Executivo Municipal que efetue a contratação de estagiários, que frequentem curso de nível superior, para auxiliar nas atividades dos fiscais de tributos e de obras e posturas urbanísticas. Depois de alguns comentários a indicação foi aprovada por unanimidade. 

Saiba quem usou a tribuna e qual o assunto em evidência:

- Vereador Edemilson Daufenbach (PSD) – Usou a tribuna para agradecer aos eleitores, amigos e familiares pela medalha de ouro recebida na última sexta-feira do Instituto Tiradentes por ser o vereador mais atuante de São Ludgero. Disse que com este prêmio aumenta ainda mais sua responsabilidade e compromisso com o povo. Disse que a maior vitória é nunca cair e após uma queda se levantar e seguir em frente. Pediu que Deus continue o abençoando e dando sabedoria.

- Vereador Jairo Luiz Borges (PSDB) - Fez o uso da tribuna para comentar sobre o 84º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais realizado nos dias 11 e 12 de setembro em Florianópolis. Parabenizou o vereador Edemilson pela medalha de ouro, o vereador Lucas pela medalha de bronze e informou que ele recebeu a medalha de prata. Disse que participaram do Seminário, também, os vereadores Rafael Vanz Borges e Marcos de Souza. Jairo agradeceu os sãoludgerenses por ter indicado seu nome na pesquisa. Acrescentou que as palestras foram muito boas e mencionou individualmente quem ministrou e os temas abordados. Declarou em tribuna que o recebimento da medalha é uma prova que ele está trabalhando em prol da população. Esclareceu que o prêmio não é pago para receber e que a pesquisa é realizada por telefone e que a indicação foi feita pelo povo. Dando continuidade pediu informações ao Líder do Governo sobre sua solicitação de colocar tachões na rodovia que dá acesso a rua da Câmara de Vereadores e também a via com destino ao Colégio Evolução. O vereador lembrou que são várias indicações feitas aguardando por respostas do Executivo Municipal e até agora nada.

- Vereador Rafael Vanz Borges (PSD) - Ao usar a tribuna num primeiro disse que é uma satisfação voltar a usar a tribuna. Em seguida parabenizou o colega vereador Marcos de Souza pelo bom trabalho realizado no Legislativo e reforçou que o mesmo possui uma grande capacidade. Dando continuidade parabenizou os vereadores Edemilson pela medalha de ouro, Jairo pela medalha de prata e Lucas pela medalha de bronze recebida do Instituto Tiradentes. Comentou que ele já teve a oportunidade de receber a medalha Tiradentes e que foi de ouro. Comentou que esteve de licença, mas que acompanhou os trabalhos dos colegas pela imprensa falada e escrita. Enfatizou que precisa comentar sobre algumas situações. O Edil falou sobre a importante do vereador ao fazer suas críticas de dar nome a pessoa ou a situação para que não haja mau interpretação e não acabe generalizando. Reforçou o pedido ao vereador Edemilson que quando se declarar que diga nomes. Relatou que em viagem para Florianópolis esteve conversando com o vereador Edemilson sobre o assunto levantado em tribuna e que o mesmo teria reconhecido que foi mau interpretado pela situação. Dando continuidade a sua fala Rafael comentou sobre o problema do consumo de bebidas alcoólicas e de uma situação que foi colocada no facebook que aconteceu em frente a loja Gordinho da Pedra. Agradeceu a pessoa que colocou na internet a situação e disse que a cena é constrangedora e deixa uma imagem negativa da cidade. Sugeriu que os vereadores e o executivo sentem e tomem juntos alguma providência para minimizar pela cidade este tipo de situação. Pediu que seu comentário não seja mau interpretado, lembrando que saber o horário e o local para o consumo de bebidas alcoólicas. Reforçou que é preciso ter amor pela cidade. O vereador enfatizou que retornou para a Câmara com muito vontade de trabalhar, esclareceu que ele não está se despedindo da política e da cidade de São Ludgero como dizem por aí. Fez a observação que não é pelo fato de ter construído uma casa em Termas de Gravatal que isso acontecerá. Completou dizendo que o trabalho como representante continuará e com intensidade em prol dos sãoludgerenses. Em aparte, o presidente Laudi da Silva, enfatizou que o seminário que alguns vereadores participaram é muito interessante e que pode participar todos os vereadores. Rafael alertando que muitos empresários e pessoas bem conceituadas estão desistindo da política, principalmente, pelo fato do prefeito assinar documentos sem conhecimento técnico e acabar respondendo por outras pessoas. Concluiu dizendo que através do seminário foi esclarecido que existem formas do prefeito transferir tais responsabilidades.

- Vereador Lucas Peters (PP) - Desejou sucesso ao vereador Marcos de Souza. Agradeceu pela medalha que recebeu do Instituto Tiradentes. Disse que a medalha de bronze não é dele e sim do povo de São Ludgero. Parabenizou os colegas vereadores Edemilson pelo primeiro lugar e Jairo pelo segundo lugar. Comentou que o curso que os vereadores participaram foi muito benéfico. Lucas disse que concorda com a indicação do vereador Marcos. Enfatizou que o povo precisa de mais cursos. O vereador deu boas vindas ao vereador Rafael que retornou ao legislativo. Aproveitou o uso da tribuna e informou ao Líder do Governo que existe reclamação em relação a esgoto a céu aberto no Condomínio Habitacional Aloísio Schlickmann. Lucas relatou que não sabe se a responsabilidade é da Prefeitura ou do Samae, mas reforçou que é preciso que se tome providências pois os maradores não estão suportando o mau cheiro. Pediu que seja investigado o assunto e uma solução.

- Vereador Léo Füchter (PMDB) - Em primeiro lugar deu boas vindas ao vereador Rafael. Dando continuidade respondeu a dois questionamentos feitos na última sessão. Primeiro disse o Executivo acionará a empresa responsável para que solucione o problema relacionado ao buraco existente próximo ao Bar do falecido Casimiro no bairro Nossa Senhora Aparecida. Já sobre o reiniciou das obras do PAC 2 no bairro Divina Providência informou que os trabalhos reiniciaram e que uma visita juntamente com o presidente Laudi e o vice ao local aconteceu na tarde de segunda-feira. Em aparte, o presidente Laudi da Silva, confirmou que esteve no local e que realmente os trabalhos reiniciaram. Léo também comentou sobre o esgoto a céu aberto questionado pelo vereador Lucas Peters. Disse que também foi informado durante o dia sobre o problema e esclareceu que a responsabilidade é da empresa que executou a obra e que o Executivo deverá tomar as providências em relação ao assunto. Dando continuidade ao uso da tribuna Léo fez comentário sobre o uso da tribuna feito pelo vereador Edemilson na última sessão e o que foi dito na Rádio Comunitária e que em relação ao fato do termo ´vereadores´ ter sido citado sente-se responsável em trabalhar para que inúmeras situações melhorem e sejam solucionadas na cidade.O vereador comentou ainda sobre o fato do vereador Edemilson ter desafiado os demais vereadores sobre quem mais trabalha em prol da população. Léo disse que em relação a este assunto é difícil de medir e apontar o que é mais importante. Aproveitando o uso da tribuna fez menção a algumas ações que trabalho para que resultados de concreto acontecessem. Iniciou citando a criação dos Conselhos de Saúde para que melhorias de fato aconteçam na área, relatou o problema do mau cheiro oriundo da Estação de Tratamento de Esgoto que as melhorias estão acontecendo. Neste caso lembrou da cobrança feita do vereador Marcos e  também o empenho do diretor Jackson. Léo ainda citou a lutar para que fosse possível disponibilizar o transporte escolar para todos os universitários, o projeto de padronização das calçadas para deixar a cidade mais bonita e o programa Lar Legal que irá regularizar e oportunizar que mais de 550 famílias tenham o acesso da escritura pública dos terrenos que estão construídas suas moradias. Disse que ainda tem questões que nem são levadas para tribuna, citando como exemplo o mau cheiro existente na Divina Providência, que já existe projeto para resolver o problema. O vereador disse são apenas algumas ações realizadas pela bancada e que os resultados estão sendo obtidos. Fez a observação que os vereadores devem trabalhar sempre para o mesmo lado. Finalizou dizendo que em relação as cobranças já recebeu da Rádio Voz Livre, do Jornal Destaque e do Jornal Cidade Notícias e que filtra aquilo que pode aproveitar para melhorar seu trabalho.

Vereador Marcos de Souza (PSD) - Num primeiro momento agradeceu o vereador Rafael pela oportunidade. Disse que quando se está num time de futebol existe reservas que devem estar prontos para assumir. Fez a observação que se espelhou muito em Rafael e nos demais vereadores para realizar seu trabalho no legislativo. Fez agradecimento especial ao vereador Silvio por oportunizar que ele continuasse ocupando uma cadeira. Também, parabenizou Edemilson pelo prêmio de primeiro lugar recebido do Instituto Tiradentes, Jairo pelo medalha de prata e Lucas pelo bronze. Explicou como é realizada a pesquisa e sua seriedade. Ao dar continuidade a sua fala, Marcos, comentou sobre a indicação que fez para que o Executivo contrate estagiários que estejam cursando curso superior para auxiliar nas atividades dos fiscais de tributos e de obras e posturas urbanísticas. Esclareceu que também é uma oportunidade aos jovens. Alertou que não se tratar de aumentar a fiscalização e sim auxiliar nos trabalhos dos profissionais titulares. Em aparte, Edemilson Daufembach, lembrou que na gestão de Cláudio Becker foi realizado um grande trabalho no movimento econômico e que aumentou a receita da prefeitura. Edemilson disse ainda que é contra a efetivação de mais funcionários, mas a favor da contratação de estagiários. Marcos aproveitou para questionar a situação que se encontra a Praça da Família e detalhou os problemas existentes no local como o uso de drogas, consumo de bebidas alcoólicas, a quantidade de sujeira deixada no local, a depedração do patrimônio público e o barulho que não deixando os vizinhos descansarem. Pediu através do Líder do Governo que o Executivo instale câmeras pontuais no local e agilize a contratação de um pessoa para cuidar do local e desta forma realmente fazer com que a Praça possa ser desfrutada pelas famílias com total segurança.

Próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 22 de setembro de 2014, segunda-feira, às 19 horas. Participe!
Protocolos desta Publicação:Criado em: 22/09/2014 - 13:04:45 por: Josy Maria M da Silva - Alterado em: 22/09/2014 - 13:04:45 por: Josy Maria M da Silva

Boletins