100%

Resumo da Sessão da Câmara Municipal dia 06 de Outubro de 2014

Sessão Ordinária realizada no dia 06 de Outubro de 2014

 

Confira o que deu entrada, foi debatido e votado:

- Ofício Nº 17/2014 - de autoria da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando balancetes financeiros referentes ao mês de julho de 2014. Após a leitura foram encaminhados às Comissões de Constituição e Finanças e de Saúde, Educação e Cultura.

- Ofício Nº 172/2014 - de autoria da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando Projeto de Lei Nº 30/2014, que autoriza a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento 2014, Projeto de Lei Nº 31/2014, que autoriza permutar bem imóvel do Município com a Sociedade Esportiva e Recreativa São Ludgero, bem como Projeto de Lei Complementar Nº 32/2014, que fixa o piso salarial dos cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Depois de lidos foram encaminhados às respectivas comissões permanentes.

- Ofício Nº 173/2014 - de autoria da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando portarias municipais. Depois de lido foi encaminhado a Comissão de Constituição e Finanças.

- Ofício da Presidência da Casa - encaminhando Projeto de Lei Complementar de Origem Legislativa Nº 01/2014, que altera a Lei Complementar Nº 101/2013. Depois de lido foi encaminhado a Comissão de Constituição e Finanças.

- Ofício de autoria do vereador Edemilson Daufenbach - solicitando licença para tratar de assuntos particulares, pelo período de 30 dias, a partir do dia 09 de outubro do corrente ano.

- Alteração em Lei Municipal - Projeto de Lei Complementar Nº. 31/2014, que altera a Lei Municipal Nº. 1.037/2001 e dá outras providências. Depois de alguns comentários foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

 

Saiba quem usou a tribuna e qual o assunto em evidência:

 

- Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Ludgero, Bernadete Weber Schlickmann, e a Secretária Municipal da Saúde e Promoção Social, Nilva Schlickmann Pickler - A presidente Bernadete e a Secretária Nilva usaram a tribuna para falar sobre o movimento Outubro Rosa, o surgimento da campanha no mundo, as ações preventivas que são desenvolvidas e o apoio oferecido pela entidade quando é detectado a doença em uma mulher no município. Nilva esclareceu sobre o trabalho realizado no município em parceria com a Rede. Já Bernadete relatou as ações durante o mês de outubro, os casos em São Ludgero e no Brasil, bem como reforçou o convite para a palestra e a caminhada que serão realizadas nos próximos dias. A presidente aproveitou para pedir aos vereadores que continuem apoiando a causa, inclusive, na aprovação de apoio financeiro para que o trabalho possa continuar e com qualidade. Ela fez a observação que ainda é baixo o número de mulheres que fazem a mamografia e alertou que quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior a chance de cura. Lembrou que todos os procedimentos realizados na Rede são gratuitos e recebe total apoio da Administração Municipal. Nilva aproveitou a oportunidade para falar sobre o que a Secretaria pretende desenvolver no Novembro Azul que visa alertar sobre o Câncer de Próstata. Disse que este ano uma palestra será realizada no Centro Multiuso Dimas Schlickmann para todos os homens da cidade e ainda um passeio ciclístico. Bernadete e Nilva parabenizaram a Câmara de Vereadores pela decoração feita e os vereadores por vestirem camiseta rosa. Em aparte, os vereadores Marcos de Souza, Rafael Vanz Borges, Lucas Peters e o presidente Laudi da Silva fizeram questão de parabenizar o trabalho realizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer em parceria com a Secretaria da Saúde.

Vereador Léo Füchter (PMDB) - Usou a tribuna para agradecer em nome da Câmara de Vereadores, a Secretária Nilva e sua equipe pelo trabalho realizado na pasta com o propósito de melhorar os atendimentos em prol da população, bem como evidenciar o trabalho da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Bernadete, todas as voluntárias e funcionários no trabalho preventivo e a forma amorosa com que atendem as mulheres que necessitam de apoio. Léo parabenizou todas as pessoas que já aderiram a campanha este ano.

Vereador Marcos de Souza (PSD) - Fez uso da tribuna para parabenizar o deputado estadual José Nei Alberton Ascari e o deputado federal João Rodrigues pela grande votação recebida no estado. Na ocasião, agradeceu os 2.211 votos recebidos por José Nei Ascari em São Ludgero, alertando que o mesmo foi três vezes mais votos do que o segundo colocado. Em relação a João Rodrigues agradeceu os 848 votos de confiança recebidos. O vereador comentou sobre os boatos na cidade de que José Nei e João Rodrigues não trouxeram nada para São Ludgero. Fez a observação de que se não tivessem trabalho prestado não teriam recebido uma votação tão expressiva. Reforçou sua felicidade e trabalho realizado pelo PSD no município. Marcos convocou todos os deputados eleitos, independente de siglas partidárias, para que ajudem o município de São Ludgero em seu desenvolvimento.

Vereador Vilmar Miguel Serafim (PR) - Usou a tribuna para elogiar o trabalho realizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Ludgero. Na ocasião, fez questão de agradecer as pessoas que depositaram o voto de confiança nos candidatos do PR e a felicidade que o partido está por terem sido eleitos. Lembrou que o PR de São Ludgero está cada vez mais forte e estruturado.

Vereador Edemilson Daufenbach (PSD) - Ao usar a tribuna disse que a equipe do PSD de São Ludgero está muito feliz por contribuir com a vitória expressiva do deputado estadual José Nei Alberton Ascari. Fez questão de agradecer cada voto de confiança recebido no município. Lembrou que os agricultores também souberam reconhecer o trabalho realizado pelo deputado federal João Rodrigues. Disse que José Nei e João Rodrigues orgulham muito a todos e lembrou que ambos sempre realizam a política de fazer o bem. Lamentou o fato do deputado estadual Dóia, do PSDB, não ser eleito. Disse que a região perde com a saída de Dóia e enfatizou que torce para que tudo de certo em relação a urna de Içara.

Vereador Rafael Vanz Borges (PSD) - O vereador usou a tribuna para dizer que os políticos de São Ludgero devem contribuir com o Novembro Azul e ajudar na mobilização. Dando continuidade comentou sobre o fato de São Ludgero sediar de 10 a 15 de outubro a Etapa Regional Sul dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Citou as modalidades que o município irá participar e lutará por classificação. O vereador lembrou, ainda, o evento Blasius Combat que será realizado em Braço do Norte pelo atleta Sidnei Blasius. Rafael comentou sobre política e políticos de forma geral. Disse que os políticos devem ter ações empreendedoras, que não devem ter medo de realizar de forma arrojada e alertou de que o Brasil está carente de políticos empreendedores. O Edil comentou ainda sobre a vitória expressiva conquistada nas urnas pelo deputado estadual José Nei Alberton Ascari. Rafael destacou que não tem dúvida que José Nei escreveu em definitivo seu nome na história política catarinense. Enfatizou que ele sente orgulho de José Nei, por ele ter recebido mais de 72 mil votos, ficando a frente de ex-prefeitos de grandes centros e de tradicionais deputados de vários mandatos. Lembrou que é momento de aplaudir o resultado obtido. Rafael evidenciou a sinceridade, honestidade e o verdadeiro prestador de serviços que é José Nei Alberton Ascari. Enfatizou que os números disseram isso. Lembrou que José Nei Alberton Ascari direta e indiretamente, direcionou mais de R$ 3 milhões para São Ludgero e que seu trabalho é exemplar. Ao finalizar agradecer os votos de confiança recebidos, lembrando que existia uma grande ala de oposição no município contra José Nei e mesmo assim ele teve uma grande votação. Fez referência ao ótimo trabalho realizado por João Rodrigues como Deputado Federal e Secretário de Estado. Reforçou o grande trabalho realizado pelas lideranças do PSD de São Ludgero liderada por Silvio Füchter como presidente do partido. Em aparte, o presidente Laudi da Silva, disse que realmente José Nei é um grande deputado e um grande líder político. Laudi aproveitou para agradecer em seu nome e o colega partidário Jairo Luiz Borges os votos de confiança recebidos pela candidata a deputada federal Geovania. Disse que a candidata pediu para agradecer os votos recebidos na cidade e que contribuíram para que fosse eleita.

 

Próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 13 de Outubro de 2014, segunda-feira, às 19 horas. Participe!

Protocolos desta Publicação:Criado em: 09/10/2014 - 10:15:21 por: Amilton Becker - Alterado em: 09/10/2014 - 10:15:21 por: Amilton Becker

Boletins