100%

Resumo da Sessão da Câmara Municipal dia 20 de Outubro de 2014

Sessão Ordinária realizada no dia 20 de Outubro de 2014

 

Confira o que deu entrada, foi debatido e votado:

Ofício Nº 175/2014 - de autoria da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando relatórios de férias referentes aos meses de agosto, setembro e outubro de 2014. Após a leitura foi encaminhando à Comissão de Constituição e Finanças.

- Ofício Nº 18/2014 - de autoria do setor de contabilidade da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando balancetes referentes ao mês de agosto de 2014. Após a leitura foram encaminhados às Comissões de Constituição e Finanças e de Saúde, Educação e Cultura.

- Ofício Nº 43/2014 - de autoria da Prefeitura Municipal de São Ludgero, através da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, solicitando apoio ao Movimento Novembro Azul.

- Ofício Nº 90/2014 - da Apae de São Ludgero solicitando apoio financeiro para pagamento de despesas rotineiras daquela entidade.

- Autorização para permuta de imóvel - Projeto de Lei Nº 31/2014, que autoriza permutar bem imóvel do Município com a Sociedade Esportiva e Recreativa São Ludgero. Depois de algumas discussões, foi aprovado por unanimidade em segunda votação, com emenda substitutiva Nº 01/2014.

- Fixa piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde - Projeto de Lei Complementar Nº 32/2014, que fixa o piso salarial dos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Depois de algumas discussões, foi aprovado por unanimidade, em segunda votação.

- Altera Lei Complementar - Projeto de Lei Complementar de Origem Legislativa Nº 02/2014, que altera a Lei Complementar Nº 101/2013. Depois de algumas discussões, foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

- Substituição de semáforo - Indicação 52/2014, de autoria do vereador Lucas Peters, solicitando, ao Executivo Municipal, a substituição do atual semáforo do cruzamento da rua Padre Roher com a avenida Monsenhor Frederico Tombrock por um semáforo digital.

- Transferência de lombada - Indicação 52/2014, de autoria do vereador Lucas Peters, solicitando, ao Executivo Municipal, a transferência da lombada horizontal, localizada na rua Padre José, sendo a mesma implantada em frente a Madeireira do Nino, saída para Braço do Norte.

- Instalação de exaustor no Ginásio Lino Philippi - Indicação 52/2014, de autoria do vereador Lucas Peters, solicitando, ao Executivo Municipal, a implantação de sistema de exaustor na cozinha do Ginásio Lino Philippi, bem como um servidor, cumprindo expediente, de segunda a sexta-feira, no horário das 18 às 22 horas, para organizar os serviços internos do local, que se encontra abandonado no período citado. As indicações foram aprovadas por unanimidade.

 

 

 

 

Saiba quem usou a tribuna e qual o assunto em evidência:

 

- Vereador Léo Füchter (PMDB) - Inicialmente ao usar a tribuna comentou sobre as belezas naturais existentes no município que não são exploradas pelos proprietários. Aproveitou para parabenizar a iniciativa do Jornal Destaque de realizar um seminário com o propósito de debater profundamente o tema. Disse que se existisse uma Assessoria seria possível que várias famílias no município, diante das belezas naturais, aumentassem suas rendas. Citou ainda como exemplo a veiculação nas Redes Sociais das imagens de uma gruta localizada na comunidade de Bom Retiro. Léo lembrou que o município carece de locais para que os visitantes possam se hospedar e disse que leu reportagens sobre a reserva de quartos em residências rurais para turistas como mais uma alternativa de fonte de renda às famílias rurais. Ressaltou que a ideia em relação aos pontos turísticos pode ser amadurecida melhor e se transformar em um projeto maior. Reforçou que o potencial é grande. Em aparte, o vereador Jairo Luiz Borges, disse que também foi visitado pelo Jornal Destaque para tratar sobre o seminário. Em aparte, o vereador Rafael Vanz Borges, lembrou que durante o período que esteve na Prefeitura, existiu um trabalho junto com as meninas da Epagri, no sentido de conseguir incluir São Ludgero na rota turística regional. Rafael completou dizendo que está feliz se este assunto receber uma atenção especial da Administração Municipal pelo fato de ter sido levantado pelo colega Léo. Dando continuidade, Léo Füchter, comentou em tribuna sobre a possibilidade de ser implantado na cidade o Plano Municipal de Pavimentação e, desta forma, criar um programa de incentivo, oportunizando que as próprias famílias possam pavimentar as ruas em frente a seus lares e empresas se não quiserem esperar pela Administração Municipal. Alertou que será necessário atender alguns requisitos. Declarou que a bancada de seu partido trabalhará intensamente tal proposta para que se transforme em realidade. Ao finalizar, solicitou espaço a presidência da Câmara para que na próxima segunda-feira, 27 de outubro, a Secretária da Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, e a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Bernadete Weber Schlickmann, falem sobre a programação para o Novembro Azul.

 

- Vereador Marcos de Souza (PSD) - Usou a tribuna para agradecer a equipe da Secretaria de Obras, em especial ao Isaias e o Afonso por atenderem dois pedidos seus realizados no bairro Madre Tereza. Dando continuidade a sua fala, apresentou um estudo sobre os acidentes de motos que acontecem no Brasil e demonstrou preocupação sobre os acidentes que estão ocorrendo em São Ludgero. Disse que o estudo aponta que 23% dos acidentados não possuem habilitação, 75% dos acidentados são jovens com menos de 32 anos, que 1 de cada 4 jovens usou drogas ou álcool, que 75% são colisões envolvendo motos e veículos e que mais de 50% dos acidentes ocorreram com motociclistas que possuem pouca experiência como motorista. Marcos comentou sobre o acidente no Morro da Cruz que feriu pessoas inocentes. Fez a observação que, segundo a imprensa, estavam utilizando as motos chamadas "cepas" e fazendo trilhas pelo município. O Edil disse que defende os motoqueiros que fazem trilhas com segurança e responsabilidade. Pediu que os pais não comprem motos para os filhos, principalmente para menores. Solicitou que a Polícia Militar redobre as rondas no Morro da Cruz e demais locais que estão circulando este tipo de moto, como forma de inibir futuros acidentes com vítimas. Em aparte, o vereador Léo Fuchter, parabenizou Marcos pela preocupação e acrescentou que ao olhar para infância lembrou que antigamente as manobras eram de bicicletas e hoje as brincadeiras são com motos e as manobras podem chegar a 150 km/hora. Léo alertou que muitas vezes os pais defendem os filhos e que é preciso haver uma melhor educação em casa. Marcos Souza aproveitando o uso da tribuna pediu informações ao Líder do Governo em relação ao Plano Diretor de São Ludgero. Ele quer saber em que estágio se encontra. Lembrou que mesmo sendo um dinheiro investido em administrações anteriores cabe esclarecimento sobre a situação e reforçou que o projeto precisa ser concluído. Em aparte, o vereador Léo Füchter, no momento informou que a empresa contratada foi a Faepesul (Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul) e sugeriu que a mesma fosse convocada para dar explicações em tribuna. Marcos pediu ao presidente da Câmara que fosse enviado um ofício a empresa para que preste esclarecimentos em tribuna. Mas, alertou que gostaria que recebesse a resposta também do Executivo Municipal sobre o assunto. Em aparte, o vereador Jairo Luiz Borges, sugeriu que ao invés da Câmara, o Executivo é quem deveria convocar a empresa Faepesul para dar explicações.

 

- Vereador Valério Becker (PMDB) - Ao usar a tribuna falou sobre a produtiva reunião realizada com os agricultores do KM 2 e Nova Estrela na última terça-feira. Disse que agora as máquinas farão vários serviços para os agricultores em suas propriedades naquela região. Valério aproveitou para agradeceu a votação recebida pelo candidato a deputado federal Ronaldo Benedet no município. Comentou que a maioria das pessoas só dizia que iria votar no Edinho Bez e no José Nei Ascari. O vereador disse em tribuna que quando se fala em pavimentação é preciso de recurso vindo do Governo Estadual e Federal. Fez a observação que a pavimentação da estrada Zezo Dácio, sugerida pelo vereador Jairo Luiz Borges, necessita de recurso fora do município. Em aparte, Jairo Luiz Borges, disse que o prefeito pode sim pavimentar a Zezo Dácio, pois a previsão é que terá R$ 1,6 milhão para investir em pavimentação no próximo ano e que a obra foi sugerida como prioridade durante Audiência Pública. O vereador Lucas Peters solicitou esclarecimentos sobre os trabalhos das máquinas nas propriedades. Valério em resposta disse que dentro da propriedade as máquinas e as caçambas de areião são pagas por hora e que os valores praticados são definidos pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

 

 

Protocolos desta Publicação:Criado em: 24/10/2014 - 8:29:12 por: Amilton Becker - Alterado em: 24/10/2014 - 8:29:12 por: Amilton Becker

Boletins