100%

Resumo da Sessão da Câmara Municipal dia 08 de dezembro de 2014

essão Ordinária realizada no dia 8 de Dezembro de 2014

 

Confira o que deu entrada, foi debatido e votado:

- Ofício Nº 219/2014 - de autoria da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando o Projeto de Lei Ordinária Nº 36/2014, que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Ludgero para o exercício de 2015, bem como o Projeto de Lei Complementar Nº 37/2014, que cria na estrutura administrativa a Secretaria Municipal de Assistência Social e dá outras providências. Depois de lidos foram encaminhados para a Comissão de Constituição e Finanças.

- Ofício Nº 222/2014 - de autoria da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando cópias de Portarias Municipais. Depois de lido foi encaminhado a Comissão de Constituição e Finanças.

- Ofício Nº 223/2014 - de autoria da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando o Projeto de Lei Ordinária Nº 37/2014, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal. Depois de lido foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Finanças.

- Extingue cargo de Auxiliar de Dentista - Projeto de Lei Nº 06/2014, que extingue o cargo de Auxiliar de Dentista. Depois de alguns comentários foi aprovado em segunda votação.

- Institui Programa de Assiduidade 100% no funcionalismo público - Projeto de Lei Complementar Nº 35/2014, que institui o Programa Assiduidade 100% no funcionalismo público. Depois de alguns debates foi aprovado por unanimidade em primeira votação, com emendas.

- Cria o Conselho Municipal do Idoso - Projeto de Lei Ordinária Nº 35/2014, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Idoso e dá outras providências. Depois de alguns debates foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

- Declara entidade de Utilidade Pública - Projeto de Lei  de Origem Legislativa Nº 05/2014, que declara entidade de Utilidade Pública. Depois de alguns comentários foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Foi solicitada, pelo vereador Lucas Peters, e aprovada por unanimidade, a quebra do interstício do Projeto de Lei  de Origem Legislativa Nº 05/2014. Em seguida o presidente colocou novamente em votação o Projeto de Lei  de Origem Legislativa Nº 05/2014, que declara entidade de Utilidade Pública. Depois de alguns debates foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

- Alienar bens móveis - Projeto de Lei Ordinária Nº 34/2014, que autoriza o SAMAE de São Ludgero a alienar bens móveis. Depois de alguns comentários foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

- Transporte aos idosos para prática de hidroginástica em Orleans - Indicação Nº 57/2014, de autoria do vereador Jairo Luiz Borges, que solicita ao Executivo Municipal a concessão, a partir do mês de fevereiro de 2015, de um veículo ônibus aos idosos que se deslocam semanalmente ao município de Orleans para a prática de hidroginástica.

 

Saiba quem usou a tribuna e qual o assunto em evidência:

 

- Vereador Paulo Sérgio Lorenzetti (PR) – Fez uso da tribuna para agradecer ao deputado federal Jorginho Mello por destinar uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para compra de equipamentos agrícolas que foram distribuídos às comunidades na última sexta-feira, após reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural. Desejou que as comunidades façam um bom uso. Disse que as aquisições eram uma das lutas do Executivo Municipal. Esclareceu que o Secretário Valcemir Villani disse que em 2015 mais alguns equipamentos serão adquiridos e entregues para as comunidades. Aproveitou o uso da tribuna e detalhou os tipos de equipamentos e quais as comunidades contempladas. O vereador disse que as comunidades que carecem de equipamentos devem procurar a Secretaria Municipal da Agricultura e fazer a solicitação. Comentou sobre a quantidade de fossas instaladas em 2014 nas propriedades rurais. Lembrou que trata-se de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura, Vigilância Sanitária e Epagri do município. Em aparte, o vereador Léo Fuchter, agradeceu as lideranças do PR pelo empenho para a liberação do recurso. Aproveitou para agradecer ainda as lideranças do PSDB de São Ludgero que se empenharam e conseguiram a liberação de uma emenda parlamentar junto ao deputado Dóia para pavimentação da rua Theodoro Locks, no bairro Madre Tereza. Paulo Sérgio ao finalizar sua fala enfatizou que as bandeiras partidárias devem ser guardadas e as lideranças e vereadores devem trabalhar para conseguirem realizar melhorias pela cidade.

 

 - Vereador Edemilson Daufenbach (PSD) - Usou a tribuna para parabenizou o prefeito Volnei Weber por ter a humildade de voltar atrás em relação ao local de se construir a segunda ponte no centro da cidade. Disse que tomando determinada atitude ele ouviu as pessoas que participaram de uma reunião na prefeitura com a presença de vários vereadores, direção e APP da EEB São Ludgero. Edemilson fez a observação que na sua opinião o melhor lugar ainda seria na ponte pênsil do Samae, mas fazendo no lado esquerdo do prédio da Prefeitura Municipal já melhorou muito. Reforçou que a vitória foi da população. O vereador lembrou que era para ter sido feita uma Audiência Pública para debater o assunto e a mesma não foi realizada pelo Executivo Municipal. Ressaltou que nem vereador e nem o prefeito mandam na cidade e que os anseios da população é que devem prevalecer. Sugeriu que o Executivo Municipal ouça mais a população. Fez comentário sobre uma entrevista concedida pelo deputado José Nei Alberton Ascari onde o mesmo esclareceu que para certos assuntos existem os técnicos para darem os devidos esclarecimentos. Ao finalizar, o vereador Edemilson fez um questionamento de como ficará o trânsito até que se consiga o recurso para a construção da segunda ponte. Ressaltou que ouvir é bom e que muitas vezes realizar melhorias não necessita de muito dinheiro e sim sabedoria para encontrar soluções.

 

- Vereador Jairo Luiz Borges (PSDB) - Fez uso da tribuna e no primeiro momento comentou sobre a final do Campeonato Municipal Coroa Bom de Bola realizado na última sexta-feira. Parabenizou a equipe do Juvenil pelo quarto lugar, a equipe do Rio Pinheiros/Barra do Norte pelo terceiro lugar, a Afawe pelo segundo lugar e a equipe do Galvane pelo título de campeão. Fez referência ao funcionário da Câmara, Amilton Becker, popular Batata, que joga como goleiro no Galvane. Comentou sobre alguns problemas ocorridos na final e sugeriu que a CME de São Ludgero contratasse pessoas de fora do município para realizar determinados trabalhos nas competições. Jairo disse que ficou feio para a CME o que ocorreu. O vereador também comentou sobre a entrega de ordem de serviço para pavimentação da rua Theodoro Locks. Disse que é um recurso do deputado estadual Dóia e que as lideranças do PSDB estão em contato com outros deputados e que em breve estará chegando mais recursos para pavimentação de outras ruas. Jairo fez a observação de que quando é recurso de deputados do PMDB tem vários fotógrafos para baterem fotos e que no caso da assinatura para a obra da Theodoro Locks não tinha nenhum. Informou que se a imprensa necessitasse de fotos ele tinha algumas. Ao finalizar sua fala ele solicitou ao Líder do Governo para que o prefeito mande cópia do documento da Mitra que autorizava a construção da segunda ponte no lado direito do prédio da prefeitura, usando espaço territorial da mesma.

 

Sessão Extraordinária - O presidente Laudi da Silva, antes de encerrar a sessão ordinária, informou aos colegas vereadores que no dia 11 de dezembro, às 12 horas, seria realizada uma Sessão Extraordinária na sede da Câmara de Vereadores.

 

Próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 15 de Dezembro de 2014, segunda-feira, às 19 horas. Participe!


        
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/12/2014 - 11:34:22 por: Amilton Becker - Alterado em: 10/12/2014 - 11:34:22 por: Amilton Becker

Boletins