100%

Resumo da Sessão da Câmara Municipal dia 15 de dezembro de 2014

Sessão Ordinária realizada no dia 15 de Dezembro de 2014
 
Confira o que deu entrada, foi debatido e votado:
- Ofício Nº 21/2014 - da Prefeitura Municipal, encaminhando balancetes financeiros referentes ao mês de outubro de 2014. Depois de lidos foram encaminhados à Comissão de Constituição e Finanças.  
- Ofício Nº 224/2014 - da Prefeitura Municipal, encaminhando relatório de atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura nos anos de 2013 e 2014. 
- Receitas e despesas para 2015 - Projeto de Lei Ordinária Nº 36/2014, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o ano de 2015. Depois de alguns debates foi aprovado por unanimidade em segunda votação, com emenda. 
- Altera Lei Complementar - Projeto de Lei Complementar de Origem Legislativa Nº 03/2014 que altera a Lei Complementar Nº 101/2013. Foi solicitada, pelo vereador Edemilson Daufenbach, e aprovada por unanimidade, a quebra do interstício do Projeto de Lei Complementar de Origem Legislativa Nº 03/2014, que altera a Lei Complementar 101/2013. Em seguida o senhor presidente colocou novamente em votação o Projeto de Lei Complementar de Origem Legislativa Nº 03/2014 que altera a Lei Complementar 101/2013. Depois de alguns debates foi aprovado por unanimidade em segunda votação. 
- Eleição da Mesa Diretora para o ano de 2015 - O presidente abriu o processo de votação para a eleição da Mesa Diretora da casa para o ano de 2015. Após todos os nove vereadores presentes votarem diante da tribuna da casa, em voto aberto, o presidente proclamou o seguinte resultado: Para presidente o vereador Silvio Füchter recebeu 3 votos e o vereador Edemilson Daufenbach recebeu 6 votos. Para vice-presidente o vereador Jairo Luiz Borges recebeu 9 votos, para secretário o vereador Lucas Peters recebeu 9 votos e para segundo secretário o vereador Valério Becker recebeu 9 votos. Desta forma foram eleitos todos os membros dos cargos previstos regimentalmente para a nova Mesa Diretora para o ano de 2015, que ficou assim composta: Presidente Edemilson Daufenbach, Vice-presidente Jairo Luiz Borges, Primeiro Sercretário Lucas Peters e Segundo Secretário Valério Becker. Em seguida, presidente Laudi da Silva parabenizou os eleitos e informou que suas posses aos respectivos cargos será a partir do dia primeiro de janeiro de 2015.

 
Saiba quem usou a tribuna e qual o assunto em evidência:
 
- Vereador Léo Füchter (PMDB) – Usou a tribuna para comentar que os trabalhos do Legislativo Municipal foram produtivos em 2014. Parabenizou o presidente Laudi da Silva pela forma com que conduziu as ações. Lembrou que por várias vezes ele esteve sentado com o prefeito tratando de assuntos de interesse da comunidade. Ressaltou que os vereadores fizeram o seu trabalho, ouvindo os pleitos das pessoas e buscando soluções junto ao Executivo Municipal. Agradeceu os colegas Edis, funcionários do Legislativo e do Executivo Municipal pelo empenho e dedicação. Fez referência a sua família, esposa e filha, pelo apoio diário recebido durante o ano. Desejou um 2015 repleto de realizações a todos os sãoludgerenses. Disse que o município progrediu e realizou investimentos importantes durante o ano na saúde, agricultura, obras e educação. Citou como exemplo as melhorias no transporte escolar, especialmente, no ensino superior. Léo agradeceu todas as bancadas partidárias que viabilizaram recursos para São Ludgero com o objetivo de realizar melhorias em prol da comunidade em geral. Concluiu sua fala dizendo que está a disposição da população e que para 2015 alguns assuntos devem ganhar uma atenção especial do Executivo Municipal. Citou como exemplo a coleta do lixo, a necessidade de um plano de pavimentação que oportunize de forma legal moradores pavimentarem as vias públicas sem intermédio da prefeitura, bem como a disponibilização de bolsas de estudo para curso superior a pessoas carentes e atletas com resultados demonstrados. Finalizou, parabenizando Edemilson Daufenbach, Jairo Luiz Borges, Lucas Peters e Valério Becker por terem sido eleitos para a Mesa Diretora de 2015 e desejou muito sucesso na gestão.

- Vereador Lucas Peters (PP) - Usou a tribuna para parabenizar o presidente Laudi da Silva pelo pulso firme no comando dos trabalhos durante o ano de 2014. Aproveitou para desejar sucesso a Edemilson e todos os membros da nova mesa diretora. Fez agradecimento aos seus eleitores, familiares e todos os sãoludgeresnes pelo apoio e consideração. Ao Executivo Municipal e Legislativo Municipal disse que espera grandes ações no ano novo que iniciará. Pediu por união e diálogo entre os poderes para que as melhorias continuam sendo realizadas no município e em prol da população.

- Vereador Paulo Sérgio Lorenzetti (PR) - Fez o uso da tribuna para agradecer o Executivo Municipal pelas ações realizadas durante o ano de 2014 com total apoio do Legislativo Municipal. Enfatizou que foram muitas as ações realizadas e alertou que é preciso guardar as bandeiras políticas partidárias e trabalhar focado no município e na população. Agradeceu aos colegas Edis, funcionários da casa e reforçou seu compromisso com a população. Pediu que a população participe mais das sessões ordinárias para que fique sabendo o que está acontecendo na cidade e as decisões que estão sendo tomadas. Parabenizou Edemilson, Jairo, Lucas e Valério pela eleição e desejou que um bom trabalho e pediu que seja de coração aberto para que o maior beneficiado seja a população. Ao finalizar, desejou saúde a todos os sãoludgerenses e fez agradecimento especial a sua família.

- Vereador Valério Becker (PMDB) - Ao usar a tribuna agradeceu a todos os deputados que enviaram recursos para o município de São Ludgero em 2014. Dando continuidade agradeceu o prefeito municipal, secretários municipais e funcionários pelo bom trabalho desenvolvido. Comentou sobre os implementos agrícolas viabilizados através de emenda parlamentar do deputado Jorginho Mello e também sobre o equipamento que veio da Secretaria de Estado da Agricultura. Desejou sucesso ao novo presidente Edemilson Daufembach e todos os membros que formarão a nova Mesa Diretora em 2015. Disse que estará a disposição do presidente e dos demais vereadores. Finalizou desejando um feliz natal e próspero ano novo a todos.

- Vereador Jairo Luiz Borges (PSDB) - Usou a tribuna para agradecer a Deus pela saúde de todos os Edis e a sua família pelo apoio e paciência ao longo de mais um ano. Fez questão de agradecer também aos 367 eleitores que depositaram o voto de confiança em seu nome em 2012 e a população em geral de São Ludgero pelo respeito e carinho. Agradeceu os funcionários da Prefeitura, em especial aos funcionários da Câmara de Vereadores pelo trabalho realizado durante todo o ano de 2014. Agradeceu a imprensa escrita e falada pelo espaço disponibilizado aos vereadores durante o ano. Parabenizou o presidente Laudi da Silva pelo belíssimo trabalho realizado, com atenção especial e igual a todos os vereadores. Jairo fez questão de agradecer os oito votos que recebeu como vice-presidente. Finalizou parabenizando a equipe campeã do Campeonato Interassociações e demais participantes.

- Vereador Rafael Vanz Borges (PSD) - Ao usar a tribuna parabenizou o presidente Laudi da Silva pelo trabalho realizado durante o ano de 2014 e desejou sucesso ao novo presidente Edemilson Daufenbach e os demais membros Jairo, Lucas e Valério. Pediu que o presidente administre bem a casa, tenha discernimento na hora de investir os recursos, ouça os funcionários da casa e que tenha acima de tudo um bom contato com a imprensa para que as informações do legislativo cheguem até a comunidade em geral. Rafael disse que deseja que em 2015 o PMDB se motive ainda mais para realizar ações importantes no Executivo Municipal e dê continuidade em alguns projetos que estão prontos para serem executados como o projeto do trânsito. Pediu que o prefeito Volnei Weber cumpra o compromisso assumido em reunião que é pavimentar a rua Turíbio Schmidt que fica em frente a creche no bairro Industrial. Rafael, ainda, comentou sobre o projeto do lixo. O vereador desejou que os nove vereadores para 2015 tenham postura de um político estadista, pensando sempre no futuro para que a cidade melhore ainda mais e seja digna de quem mora nela. Acrescentou que São Ludgero é terra de empreendedores e que na política ainda deixa a desejar. Solicitou que o prefeito chame os vereadores para pedir opinião e contribuir com a Administração Municipal cada um dentro de seu conhecimento e competência. Rafael disse que ficou muito feliz pelo colega Silvio Füchter ter recebido votos para presidente e desejou que estes votos sejam recebidos por ele em 2016 na condição de candidato a prefeito. Ao finalizar, Rafael desejou a todos os sãoludgerense um feliz natal e um próspero ano novo.

- Vereador Silvio Füchter (PSD) - Ao usar a tribuna num primeiro momento disse que teve muito orgulho de ter trabalhado ao lado do presidente Laudi da Silva durante o ano de 2014. Disse que Laudi sempre foi ao encontro do Executivo Municipal para buscar soluções diante de problemas existentes no município e com economia conseguiu devolver R$ 220 mil que resultará em melhorias para a população. Ressaltou a colaboração de todos os vereadores com a Mesa Diretora atual. Dando continuidade, fez questão de parabenizou e desejou muito sucesso aos colegas Edemilson, Jairo, Lucas e Valério que assumirão suas funções na Mesa Diretora em 2015. Parabenizou os funcionários da Câmara de Vereadores pelo trabalho realizado. Ao concluir desejou um feliz natal e um ano novo cheio de saúde, paz e prosperidade a todos os sãoludgerenses. Finalizou pedindo que os representantes públicos sempre façam a política do bem e em prol da coletividade.

- Vereador Edemilson Daufenbach (PSD) - Usando a tribuna da câmara agradeceu a Deus, aos familiares, seu pai e seu sogro pelo grande apoio recebido. Dando continuidade agradeceu aos amigos pela confiança e parceria. Em relação a eleição para escolha da nova Mesa Diretora fez agradecimento especial aos vereadores Jairo, Silvio, Rafael, Laudi e Lucas por terem honrado com o compromisso, mesmo havendo muitas tentações. Disse que o PSDB, em especial o Amilton, Lula, Jairo e o Chero são grandes parceiros do PSD. Ao falar do PSD agradeceu a todos os colegas partidários, ao presidente Silvio e ao ex-presidente Sezefredo Philippi reforçando que a sigla está forte, unida e sempre cumpre com os seus compromissos. Edemilson ressaltou que o trabalho em 2015 será em harmonia e que as bandeiras serão a saúde, a segurança pública e a educação. Lembrou que o maior objetivo sendo vereador e presidente é o melhor para os sãoludgerenses. Agradeceu a imprensa em geral e todos os funcionários da Prefeitura Municipal pelo bom atendimento prestado. O vereador disse que quando é feita uma indicação não é para o vereador e sim em prol da população. Edemilson esclareceu que haverá parceria entre Legislativo e o Executivo no próximo ano, mas terá que existir respeito com os vereadores e aproveitou para lembrar que o prefeito Volnei já foi vereador e sabe que existe muitas cobranças da comunidade. Ele fez questão de agradecer a todos os funcionários do Legislativo Municipal e a Assessoria Jurídica pela atenção com todos os vereadores e população em geral durante o ano. Ao comentar sobre o trabalho realizado pelo atual presidente Laudi da Silva disse que a conduta foi séria, honesta, teve bastante calma e habilidade para manter a harmonia entre os vereadores. Edemilson destacou que o presidente Laudi é um homem de palavra. Ao finalizar desejou um feliz natal e que Deus dê muita sabedoria a todos em 2015.

- Presidente Laudi da Silva (PSDB) - Usou a tribuna para agradecer a Deus pela saúde, o apoio recebido dos familiares, colegas vereadores, a parceria da imprensa em geral e do Executivo Municipal, bem como a atenção recebida de todos os funcionários do Legislativo Municipal. Laudi disse que sempre pediu a Deus que a união, parceria e harmonia fosse presente durante o período que comandasse a Câmara de Vereadores. Comentou que um de seus objetivos foi economizar recursos, devolver ao Executivo e possibilitar que obras importantes fossem realizadas na cidade. Disse que está muito feliz pelos trabalhos realizados e, principalmente, pelo fato de no último domingo ter sido entregue as ordens de serviço para pavimentação de trechos das ruas Bernardo Gesing e Rosa W. Warmeling. Disse que o dinheiro poderia ter sido investido em outras coisas dentro do legislativo, mas diante da necessidade de investimento no município entendeu que era o melhor a ser feito. Finalizou desejando a todos os sãoludgerenses um 2015 com muita saúde, realizações e sabedoria a todos.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 17/12/2014 - 10:33:06 por: Amilton Becker - Alterado em: 17/12/2014 - 10:33:06 por: Amilton Becker

Boletins