100%

Sessão Ordinária realizada no dia 19 de maio de 2014

Confira o que deu entrada, foi debatido e votado:
- Ofício Nº 83/2014 - da Prefeitura Municipal encaminhando Projeto de Lei Nº 17/2014, que autoriza a repassar recursos mediante convênio a entidade municipal. Depois de lido foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Finanças.
- Ofício Nº 84/2014 - da Prefeitura Municipal encaminhando Projeto de Lei Nº 18/2014, que autoriza a fazer termo de repasse financeiro a entidade municipal. Depois de lido foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Finanças.
- Crédito Adicional Suplementar - Projeto de Lei Nº 13/2014, que autoriza a abrir crédito adicional suplemementar. Depois de algumas discussões foi aprovado por unanimidade em segunda votação.
- Altera Lei Municipal - Projeto de Lei Complementar Nº 14/2014, que altera Lei Municipal 1.137/2003. Depois de alguns comentários foi aprovado por unanimidade em segunda votação, com emenda aditiva.
- Aprovação de Desmembramento - Projeto de Lei Complementar Nº 15/2014, que dispõe sobre aprovação de Projeto de Desmembramento de imóvel urbano. Depois de alguns comentários foi aprovado por unanimidade em segunda votação.
- Altera Lei Complementar - Projeto de Lei Complementar Nº 18/2014, que altera a Lei Complementar Nº 84/2013.  Depois de alguns comentários foi aprovado por unanimidade em primeira votação.
- Repasse Financeiro para Apae de São Ludgero - Projeto de Lei Nº 15/2014, que autoriza a fazer termo de repasse financeiro a APAE de São Ludgero. Depois de alguns comentários foi aprovado por unanimidade em primeira votação.
- Aniversário de São Ludgero - Projeto de Lei Complementar Nº 16/2014, que autoriza realização de despesas com a comemoração do aniversário do município. Depois de alguns comentários foi aprovado por unanimidade em primeira votação.
Saiba quem usou a tribuna e qual o assunto em evidência:
Lançamento da Revista de Turismo do Jornal Destaque – Fizeram uso da tribuna o Diretor do Jornal Destaque, Albeneir Lourenço Fraga, e o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Valcemir Villani. Na ocasião, lançaram e apresentaram detalhadamente a Revista de Turismo. O Diretor Albeneir falou sobre o aniversário de um ano do Jornal Destaque, fez inúmeros agradecimentos, em especial a equipe de funcionários, colunistas, colaboradores, anunciantes e assinantes. Disse que o lançamento da revista é com o propósito de divulgar os potenciais turísticos da cidade e que a tiragem é de 5 mil exemplares. Comentou sobre as reportagens que constam na primeira edição. O Diretor antecipou que em breve terá mais novidades. Fez questão de agradecer os demais diretores do jornal e também o apoio do Secretário Valcemir Villani para que o projeto se tornasse realidade. Também, usou a tribuna da Câmara o Secretário Valcemir Villani. Lembrou que a revista foi um desafio lançado por ele ao Diretor Luiz Fernando quando o mesmo trabalhava no Jornal Folha do Vale. Disse que a revista vai ajudar bastante na divulgação da cidade e que já deixou alguns exemplares em Florianópolis. O Secretário completou dizendo que será uma satisfação levar o material impresso para outros municípios. Ao finalizar, o Diretor Albeneir convidou os presentes para um jantar no Liko's Restaurante. Em aparte, o vereador Rafael Vanz Borges, parabenizou a equipe do Jornal Destaque pela revista. Disse que o município de São Ludgero tem um grande potencial turístico e que o jornal realiza um importante trabalho social. Já o presidente interino da Câmara, Silvio Füchter, parabenizou o jornal e equipe por completar um ano de circulação e também pelo lançamento da revista feito no Legislativo Municipal.
 
Vereador Rafael Vanz Borges (PSD) - Usou a tribuna para parabenizar a equipe de Karatê de São Ludgero por ter participado e obtido bons resultados na competição internacional chamada Word Cup Brazil realizada no município de Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 5 e 8 de maio. Fez referência ao atleta Bruno Pedroso Eulipia que na categoria 16 e 17 anos, foi campeão Shiai-Kumite (Luta). Citou Andriél Luan Zander, categoria 12 e 13 anos, que sagrou-se campeão Shiai-Kumite (Luta) e o professor Júlio César de Jesus pelo terceiro lugar na categoria Kata Veterenos e também terceiro lugar na categoria Veterenos Shiai-Kumite (Luta). Comentou sobre o ótimo trabalho social que vem realizando o professor Júlio em São Ludgero e o bom resultado na Copa do Mundo de Karatê. Pediu que fosse feito um ofício e enviado a equipe como reconhecimento da Câmara de Vereadores pelo bom resultado obtido. Rafael lembrou dos ótimos resultados que são conquistados pelos atletas sãoludgerenses nas modalidades atualmente desenvolvidas. Rafael disse que os atletas do município tem muita qualidade e por este motivo ótimos resultados estão sendo conquistados.
 
Vereador Nilo Hobold (PMDB) - Ao usar a tribuna num primeiro momento parabenizou o professor Júlio e sua equipe de Karatê pelos ótimos resultados obtidos em importante competição internacional disputada recentemente. Nilo parabenizou ainda o terceiro lugar conquistado pelo município nos Jogos da Terceira Idade. Fez questão de parabenizou individualmente Wilson Warmeling, Tarcísio Gesing e Afonso E. Villa. Além disso, parabenizou a equipe feminina de atletismo pelo título de campeã catarinense até 15 anos. Nilo, ainda, fez questão de anunciar e parabenizar o atleta Maycon Wernke que conquistou o título e bateu recorde ao participar, representando o Brasil, do Sul Americano dos Jogos Olímpicos da Juventude realizado na Colômbia. Informou que Maycon disputou na categoria Lançamento de Disco e que seu próximo desafio será na China. Pediu que fosse feita uma homenagem ao atleta pela Câmara. O pedido foi prontamente acatado pela presidência. Dando continuidade, o vereador falou sobre o lixo hospitalar encontrado na comunidade de Santo Antônio. Disse que profissionais da saúde averiguaram o ocorrido. Esclareceu que o lixo hospitalar não é originário da Secretaria Municipal da Saúde e informou que a mesma deposita em local apropriado o lixo o qual é recolhido por uma empresa especializada. Nilo disse que fica registrada a preocupação e o questionamento de onde veio e quem colocou o lixo no local. Aproveitando o uso da tribuna, em resposta ao vereador Rafael sobre o acesso a documentos do Condomínio Habitacional, Nilo informou que basta ser emitido um requerimento ao prefeito solicitando a documentação que os mesmos estararão a disposição dos vereadores. Em aparte, o vereador Edemilson Daufenbach, lembrou que através de requerimento datado de 14 de abril solicitou cópia dos contratos referente a construção do Condomínio Habitacional e até agora nada foi enviado pelo Executivo. Nilo se comprometeu em trazer resposta sobre o referido requerimento.
 
Vereador Lucas Peters (PP) - Ao usar a tribuna parabenizou o Jornal Destaque por um ano de circulação. Dando continuidade disse que as equipes de futebol do município estão reclamando da situação ruim que se encontram as bolas colocadas a disposição nos jogos. Pediu providências através do Líder do Governo. Também, pediu através do Líder do Governo que a Administração Municipal entre em contato com a empresa que faz o recolhimento de lixo pela cidade para que a mesma não mais permita que o líquido gerado ao prensar o lixo recolhido escorra pelas ruas da cidade. Disse que as pessoas estão reclamando e que o mau cheiro é insuportável.
 
Vereador Paulo Sérgio Lorenzetti (PR) - Num primeiro momento ao usar a tribuna parabenizou o Jornal Destaque por um ano de circulação e também pela revista. Dando continuidade disse que recebeu a ligação de um morador próximo a sede da Câmara que reclamou do uso de entorpecentes na Praça em frente. Sobre o assunto disse que as pessoas devem denunciar e se preciso for acionar o Conselho Tutelar. Esclareceu que tem um filho adolescente e que o uso de entorpecentes é um problema vivido pela maioria das cidades e que rodeia a juventude. Aproveitou para pedir que a Polícia faça um maior patrulhamento no local. Reforçou que o problema preocupa muito por envolver jovens. Dando continuidade falou sobre sua ida a Florinaopolis junto com o prefeito Volnei, o Secretário Villani e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural,Walter Ivo Oliver. Disse que o tema debatido foi Brucelose e Tuberculose e o prejuízo que está causando aos produtores de São Ludgero. Fez a observação que foram bem recebidos e que o problema preocupa. Informou que em São Ludgero são 11.530 cabeças entre gado de corte e de leite e um total de 475 produtores. Lembrou que um exame particular para detectar as doenças custa em torno de R$ 17,00 a R$ 20,00. O vereador anunciou em tribuna que os exames serão realizados gratuitamente no município e que os produtores devem autorizar que os exames sejam feitos em seus animais. Alertou que já existem pessoas contaminadas pelas doenças no município. Informou que existe uma parceria saudável entre o Estado e Prefeitura que tem o objetivo de resolver o problema. Para que tal objetivo seja alcançado esclareceu que será fundamental a participação e compreensão dos produtores. Lembrou que Santa Catarina é o único estado do sul do país que indeniza os produtores pelos animais sacrificados devido as doenças. Finalizou dizendo que haverá um reunião sobre a campanha e os exames preventivos que serão feitos nos animais. Fez a observação de que São Ludgero, Braço do Norte e Chapecó são três municípios do estado que preocupam em relação aos focos detectados das doenças.
 
Convite da Rádio Voz Livre 98,3 FM - O presidente interino da Câmara, Silvio Füchter, leu convite enviado pela Rádio Voz Livre, através do Coordenador Administrativo José Luiz Madeira, para que os vereadores participem de um programa especial comemorativo aos quatro anos de fundação da emissora a ser realizado no dia 24 de maio na Sociedade Esportiva e Recreativa São Ludgero a partir das 10 horas.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/08/2014 - 10:31:37 por: Amilton Becker - Alterado em: 19/08/2014 - 10:31:37 por: Amilton Becker

Boletins