100%

Sessão Ordinária realizada no dia 16 de juhno de 2014

Confira o que deu entrada, foi debatido e votado:
- Ofício Nº 107/2014 - da Prefeitura Municipal, encaminhando, em regime de urgência, aprovado por unanimidade, Projeto de Lei Nº 21/2014 que autoriza a realização de despesas com a semana municipal do empreendedor, distribuir gratuitamente livros à população e dá outras providências. Depois de lido foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Finanças. 
- Semana Municipal do Empreendedor - Projeto de Lei Nº 21/2014 que autoriza a realização de despesas com a semana municipal do empreendedor, distribuir gratuitamente livros à população e dá outras providências. Depois de algumas discussões foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Foi solicitada, pelo vereador Nilo Hobold, e aprovada por unanimidade, a quebra do interstício ao Projeto de Lei Nº 21/2014. Em seguida o presidente colocou novamente em discussão o Projeto de Lei Nº 21/2014 que autoriza a realização de despesas com a semana municipal do empreendedor, distribuir gratuitamente livros à população e dá outras providências. Depois de algumas discussões foi aprovado por unanimidade em segunda votação.
- Balancete Financeiro do Mês de Maio de 2014 - Foi apresentado ao final da sessão pela mesa diretora da Câmara de Vereadores, através de leitura feita pelo Secretário da Câmara, vereador Lucas Peters, o Balancete Financeiro Simplificado referente ao mês de maio de 2014.
Saiba quem usou a tribuna e qual o assunto em evidência:
Vereador Edemilson Daufenbach (PSD) – Ao fazer o uso da tribuna comentou num primeiro momento sobre um pedido já feito pelo vereador Lucas Peters, em relação a recolocação de paralelepípedos que foram retirados em trecho da rua em frente a residência de Celso Wernke devido a problemas ocorridos com tubulação pluvial ocorrido no dia 19 de fevereiro. O vereador pediu ao Líder do Governo para que leve a solicitação ao Executivo Municipal e a Secretaria de Obras e que o serviço de recolocação seja executado em breve. Esclareceu que a rua dá acesso a empresa Copobras, é muito movimentada e por lá passam diariamente muitas pessoas da cidade e também de fora do município. Reforçou que o serviço é simples e que necessita de urgência. Dando continuidade falou da visita feita por ele juntamente com o Delegado da Polícia Civil Walteu Pacheco, o Comandante do Destacamento da PM Edson Anfilóquio, o Gerente Técnico da Cegero Jacson Della Guiustina, Engenheiro da Cegero Adriano Maurici, e também os vereadores Lucas, Jairo, Valério e o Prefeito Municipal Volnei Weber a Praça da Igreja Matriz São Ludgero para tratar da questão de iluminação do local. Disse que foi detectada a necessidade da instalação de mais algumas lâmpadas. Lembrou que além do parquinho para as crianças brincarem, existe no local a acadamia ao ar livre. Reforçou que com boa iluminação será inibido o uso de drogas na praça. Fez a observação que no local também é necessário fazer algumas podas de árvores. Edemilson disse que o Engenheiro da Cegero informou de que deve ser instalada umas trinta lâmpadas na praça e que o projeto será executado de imediato. O vereador enfatizou que a participação da Prefeitura Municipal será importante nesta melhoria. Ao finalizar, elogiou o atendimento recebido do presidente da Cegero Danilo Niehues e a equipe técnica. Em aparte, o presidente da Câmara Laudi da Silva, informou que não pode estar presente na visita, mas esteve na Cooperativa e obteve a informação que na segunda-feira já iria ser instaladas algumas lâmpadas no local e nos próximos dias as demais com os postes. Em aparte, o vereador Léo Füchter, repassou a informação a Lucas Peters e Edemilson Daufenbach de que assim que a empresa terceirizada concluir o serviço ao redor do Centro Multiuso Dimas Schlickmann irá fazer o serviço solicitado na rua em frente as residências de Celso Wernke e Wilson Warmeling.
Vereador Rafael Vanz Borges (PSD) - Usou a tribuna para comentar sobre o projeto de sua autoria que se refere ao serviço de táxi na cidade de São Ludgero. Disse que muitas vezes o vereador tem medo de legislar e ai fica aquela imagem de que vereador serve só para solicitar lombada e caçamba de areão. Mas, fez a observação de que muitas vezes não depende só do vereador. Dando continuidade a fala sobre os táxis relatou que o serviço de forma clandestino continua acontecendo na cidade e também por pessoas da cidade em municípios vizinhos como Braço do Norte. Esclareceu que esteve reunido com o Secretário de Administração Oto Schlickmann Volpato, o Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal e o Fiscal de Tributos Júlio Pozza. Cobrou a fiscalização em relação a plotagem dos táxis com licença na cidade para funcionar. Informou que o resultado da reunião foi positiva e que os táxistas serão convocados para irem até a Prefeitura Municipal com o objetivo de ser realizado uma vistoria. Rafael ainda comentou sobre a fiscalização em relação a poluição visual e a regulamentação e fiscalização de feiras livres. Fez a observação de que não basta somente o vereador legislar é preciso a participação do Executivo Municipal em relação a fiscalização. Em aparte, o vereador Edemilson Daufenbach, disse que o problema são os táxis locados. Lembrou que tem táxi de São Ludgero locado que não fica no ponto e lembrou que tem município vizinho que após ter sido comprovado a não permanência do veículo no local, o mesmo perdeu a autorização. Em aparte, o vereador Léo Füchter, parabenizou Rafael pelo projeto do Dia Empreendedor e em relação a fiscalização municipal reforçou que o município é carente nesta área e que existe a necessidade e importância de rever o setor de arrecadação não só pelo Executivo e também pelo Legislativo Municipal. O vereador Rafael finalizou dizendo que após a conversa que teve na Prefeitura acredita que em breve todos os táxis estarão circulando cumprindo a legislação municipal e inibindo o trabalho clandestino tanto em São Ludgero como em municípios vizinhos. Em aparte, o presidente da Câmara Laudi da Silva, pediu ao Líder do Governo, para que a Secretaria de Obras realize patrolamento e revestimento com areião no bairro Santo Antônio. Reforçou que a situação é complicada e o pedido é dos moradores. Também solicitou que o Executivo realize outras melhorias nas estradas do município que estejam necessitando e que foram pedidos dos vereadores. Laudi solicitou ainda para que o Executivo Municipal instale com urgência uma lixeira próximo a Auto Elétrica do Gilson. Disse que a lixeira é necessário devido ao problema existente com cachorros e informou que tempos atrás quando funcionava o Restaurante do Delegado Walteu tinha sido instalada uma lixeira e após o fechamento do estabelecimento a mesma foi retirada.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/08/2014 - 10:36:54 por: Amilton Becker - Alterado em: 19/08/2014 - 10:36:54 por: Amilton Becker

Boletins