100%

Resumo da Sessão Ordinária da Câmara Municipal dia 09 de Fevereiro de 2015

Confira o que deu entrada, foi debatido e votado:

: Oficio Nº 225/2014, da Prefeitura Municipal, encaminhando Mensagem de Veto as Emendas Modificativas Nº 05/2014 e 06/2014, do Projeto de Lei Complementar Nº 35/2014 . Depois de lido foi encaminhado à Comissão de Constituição e Finanças.

 Oficio do Presidente do PSD de São Ludgero Silvio Fuchter apontando indicação de liderança partidária nesta Casa Legislativa.

Oficio do Lider do PSD na Câmara Municipal, vereador Silvio Fuchter, indicando o vereador Rafael Vanz Borges para compor a Comissão de Constituição e Finanças da Casa.

Oficio do Lider do PSD na Câmara Municipal indicando o vereador Silvio Fuchter para compor a Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Casa.

Oficio do Lider do PSDB na Câmara Municipal, Jairo Luiz Borges, indicando o vereador Laudi da Silva  para compor a Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Casa.

Oficio do Lider do PSDB na Câmara Municipal indicando o vereador Jairo Luiz Borges para compor a Comissão de Constituição e Finanças da Casa.

Oficio do Lider do Governo na Casa indicando os vereadores Leo Fuchter para compor a Comissão de Constituição e Finanças e Valério Becker para compor a Comissão de Saúde, Educação e Cultura, bem como a Comissão de Agricultura, Obras e Viação.

Oficio do Lider do PR na Câmara Municipal indicando o vereador Paulo Sergio Lorenzetti para compor da seguinte forma as comissões permanentes: Principal: Comissão de Constituição e Finanças ou alternativamente a Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Casa. 

Ordem do Dia:

Discutida a formação das Comissões Legislativas Permanentes da Casa, a qual, após a decisão da Presidência da Mesa Diretora de não acatar o oficio de indicação dos membros do Partido do Movimento  Democratico Brasileiro, por este ser apresentado por liderança de Governo e não por liderança partidária, preconizado no artigo 67 do Regimento Interno desta Casa Legislativa. O vereador Leo Fuchter, qualidade de lider partidário, realizou indicação verbal para a composição das comissões,  a qual foi indeferida, manifestando este a sua discordância da decisão, ficando assim definidas: Comissão de Constituição e Finanças: Vereador Rafael Vanz Borges, vereador Jairo Luiz Borges e vereador Paulo Sergio Lorenzetti. Comissão de Saúde, Educação e Cultura: Vereador Silvio Fuchter, vereador Valerio Becker e vereador Laudi da Silva. Comissão de Agricultura, Obras e Viação: Vereador Leo Fuchter, vereador Lucas Peters e vereador Valério Becker, este compondo a comissão como vereador mais idoso da Casa Legislativa. 

Saiba quem usou a tribuna e qual o assunto em evidência:

- Vereador Léo Füchter (PMDB)- O Vereador cumprimentou a todos presentes.
Após disse que, durante a campanha eleitoral, os membros de seu partido percorreram boa parte do município, e que em especial, no interior existia uma indicação muito forte, e queixas da ausência de telefonia celular em várias comunidades, fez menção as comunidades de Serrinha, Bom Retiro, Barra do Norte, Ponte Baixa, Morro do Cruzeiro, rio do Pouso.
Citou que essas comunidades sempre fizeram essas queixas e que durante a campanha eleitoral anotavam, sobre as deficiências maiores e indicações de cada comunidade.
Disse que pessoas destas comunidades, faziam solicitações e contavam histórias de dificuldades pela falta do equipamento e falou que consciente disso, o Executivo Municipal iniciou movimentações para tentar trazer ao município de São Ludgero, uma resolução para este problema.
Disse que no final do ano tiveram conhecimento de que estas articulações deram certo.
Mencionou que foi descarregado um equipamento na comunidade do Bom Retiro para instalação de uma torre de celular de 65 metros, que vem atender todas as comunidades citadas anteriormente, disse que a base da estrutura já se encontra concretada, e que estar feliz em trazer essa notícia na tribuna da Casa Legislativa.
Aparte o Vereador Jairo Luiz Borges(PSDB), parabenizou pelo processo da Instalação da torre, e perguntou se isto foi uma indicação?  Um pedido do vereador que estava no uso da palavra? De quem foi a iniciativa? Disse que ouviu, boatos de que a empresa já estava interessada na instalação.
O Vereador Léo Fuchter (PMDB), disse que primeiro acha que indicação para o governo, não resolve nada, disse que fizeram contatos com membros da própria empresa, e que foi até uma facilidade muito grande por que a própria empresa tinha interesse e queria isso, mas demoraria anos caso não houvesse essa atenção.
Em segundo momento falou sobre a insatisfação pelo que aconteceu na sessão, citou que o Regimento Interno, trata das comissões serem escolhidas através de acordo, caso não aja acordo, faz-se as indicações, e votação em Plenário, citou que não houve acordo e que ficou chateado quando recebeu em sua mesa, uma planilha impressa apontando as comissões, citou que foi convocado para uma reunião anteriormente a sessão, para decidir como seriam as comissões.
Manifestou discordância e insatisfação, e disse que quando iniciou-se esta gestão, existia uma promessa de tomar decisões em conjunto, e que quando chegou na Casa Legislativa tinham mudado o contrato de um prestador de serviços e uma obra que foi recentemente feita, já foi modificada.
O vereador disse que a câmara evoluiu muito, quando tinha uma Legislatura que sentava e conversava, e havia prazer em estar nas sessões, disse que hoje se vive um clima de guerra.
O vereador expressou sua insatisfação disse que a democracia deve prevalecer.
Aparte o Presidente Edemilson Daufenbach disse, que respeita o que foi dito pelo vereador,
Citou que houve algum equívoco, apontando que a lista apresentada era uma pré-lista para ser discutida, disse que houve uma confusão nos bastidores, e que como presidente tem poder e a determinação de fazer isso, diz não ver nada de errado, citou que no executivo quem manda é o executivo e na Câmara quem manda é o legislativo, para finalizar pediu respeito.
O Vereador Léo Fuchter falou, o “presidente que manda, e obedece quem tem juízo”.
Aparte o Presidente Edemílson Daufenbach, disse que se há obras, ou se trocado o prestador de serviços é uma determinação dele.
 
 
- Vereador Valério Becker (PMDB) - Inicialmente saudou à todos presentes, após parabenizou a posse do Deputado Estadual Manoel Motta(PMDB), citou que ele ajudou muito São Ludgero.
Citou também e parabenizou pela posse, Edinho Bez (PMDB), que assumiu como Deputado Federal.
O Vereador disse ao presidente que não adianta ficar brigando um com o outro, discutindo coisas que não ajudam nosso município.
Disse que acha que deveriam trabalhar em parceria.
Mencionou, que tudo que conseguir, se for atrás dos deputados e trazer recursos, não é do vereador, o recurso é do município, disse que o negócio é trabalhar e se começar a brigar, não vai funcionar mais nada, citou que há muitas coisas a se fazer, mencionou a ponte, o trânsito citando que está um caos, que não é só pavimentação, precisa-se de recursos para melhorar a cidade.
O Vereador falou que se dá bem com todos os vereadores, não tem nada contra nenhum, disse que não votou em Edemilson(PSD), para ser presidente, garantiu que mesmo assim, vai ter uma grande parceria, e não tem divergência nenhuma contra o Presidente.
Aparte o Presidente Edemilson Daufembach(PSD), disse, que não tem nada contra o Vereador Valério, falou que só quer que seja respeitado o Regimento Interno, e seja respeitada a palavra do presidente, que a responsabilidade na Casa Legislativa é do presidente, e que fica chato no primeiro dia de sessão, vir gente se opor, disse que não concorda com isso, pressão não leva a lugar nenhum, respeito é bom para todo mundo, disse que vai respeitar o Executivo, mais o respeito deve vir de lá também, principalmente quando começa pelo representante do governo na Câmara Municipal.
 

- Vereador Jairo Luiz Borges (PSDB) -O Vereador Saudou à todos presentes, deu os parabéns a comunidade de Ponte Baixa pela grandiosa festa do fim de semana em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.
Parabenizou também ao Batata, Bena e Serginho Buss pela organização da descida de caiaques, para a entrega da Santa através do rio na comunidade. Deu parabéns aos organizadores da festa pela atenção e recepção dos caiaqueiros.
O Vereador mencionou que a poluição na beira do rio está grande, que foi encontrado plásticos, pneus, até sofá.
Disse que vai preparar um projeto com os praticantes do esporte de canoagem, para realizar a limpeza do rio, aproveitar um final de semana e fazer um mutirão.
Em um segundo momento disse ao Vereador Léo Fuchter (PMDB) por ter mencionado que os vereadores participaram, de uma reunião antes da sessão, disse que, quer deixar bem claro, que não participou de nenhuma reunião, disse que não houve reunião, só trouxe o oficio indicando a si mesmo e Laudi da Silva (PSDB), para as comissões mencionou ao Vereador Valério que não há brigas.
 Disse estar lendo o Regimento Interno e está aprendendo.
Aparte o Vereador Valério Becker(PMDB), disse que estiveram pela manhã antes da sessão e foram convocados para uma reunião, as 18:00 horas, o Vereador Jairo interrompeu e disse que isso ele tem que resolver com o presidente e ele não é o presidente.
Para finalizar deu parabéns a todos vereadores que foram escolhidos nas três comissões, e que agora na próxima reunião realizar as votações de presidente e vice, conforme o Regimento Interno.
 

- Vereador Lucas Peters (PP) -Deu Boa Noite a todos, pediu ao líder do governo, que passe para o Executivo,
Que ano passado já tinha pedido para pintar as faixas de pedestres, que estão apagadas, e podem causar acidentes, pediu ao secretário de obras que faça essa pintura urgentemente.
Solicitou também que em frente ao antigo Banco do Brasil, encontra-se algumas lajotas soltas, citou que pessoas já reclamaram que furaram pneus, pediu a manutenção deste local.
Mencionou que em frente à casa do senhor Artemio Volpato, existe um buraco onde não foi feito a melhoria.
Falou sobre segurança, citou que as meninas do vôlei que jogam no ginásio do colégio, estão preocupadas com a segurança, que neste local roubaram peças do carro de Aline Soeth, disse que depois desse episódio, não foram mais de carro e a esposa de Renato Stang foi de bicicleta então roubaram as rodas da mesma, pediu que a polícia o Executivo tomem providências, para ter mais segurança nessa área.
Para finalizar o Vereador, deu parabéns e boas-vindas ao novo padre de São Ludgero o pároco Rafael Meurer Schlickmann.
 

Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/03/2015 - 9:31:16 por: Amilton Becker - Alterado em: 06/03/2015 - 10:25:13 por: Amilton Becker

Boletins